Agora vocĂȘ pode adicionar carros, sem substituir!
Inclusive motos, aviÔes, barcos etc!
Inclusive usando Mod Loader!
Aviso de compatibilidade:
Isso sĂł Ă© compatĂvel com o meu Tuning Mod v1.5 adiante.
No caso do meu Real Traffic Fix, sĂł Ă© compatĂvel com o v1.2 adiante. Clique para baixar.
NĂŁo compatĂvel com First Person. Causa crash.
NĂŁo compatĂvel com First Person. Causa crash.
Assim como outros mods que controlam o handling dos veĂculos, estes mods nĂŁo funcionarĂŁo ou darĂŁo bugs, crashes etc. Se vocĂȘ Ă© autor de um desses mods eu posso te ensinar a adaptĂĄ-lo.
(diga mais incompatibilidades para colocar aqui)
(diga mais incompatibilidades para colocar aqui)
Necessidades
(a instalação por Modloader é opcional)
Instale o Fastman92 Limit Adjuster e abra o seu "fastman92limitAdjuster_GTASA.ini"
Para encontrar as linhas, use "CTRL+F" (ou CTRL+T ou outro, depende do seu editor de texto).
IMPORTANTE: No inĂcio de cada linha citada abaixo terĂĄ um "#" que faz a linha nĂŁo ser carregada. Remova esse "#" da tal linha e sĂł assim altere o valor, senĂŁo nĂŁo farĂĄ mudança alguma!!!
Apply handling.cfg patch = 0
Deixe "1"
Number of standard lines = 210
NĂșmero de linhas comuns pro handling.cfg
VocĂȘ tem a opção de ir aumentando com a quantidade de veĂculos que vocĂȘ vai instalando, aumentando para 211, 212 e assim sucessivamente.
Mas Ă© muito mais simples vocĂȘ deixar um nĂșmero grande como 300 ou mais e assim adicionar uns 100 novos veĂculos sem se preocupar em voltar a editar o .ini. (sĂł nĂŁo exagere colocando por exemplo 9999, tudo custa um pouco de memĂłria ram).
Apply handling.cfg patch = 0
Deixe "1"
Number of standard lines = 210
NĂșmero de linhas comuns pro handling.cfg
VocĂȘ tem a opção de ir aumentando com a quantidade de veĂculos que vocĂȘ vai instalando, aumentando para 211, 212 e assim sucessivamente.
Mas Ă© muito mais simples vocĂȘ deixar um nĂșmero grande como 300 ou mais e assim adicionar uns 100 novos veĂculos sem se preocupar em voltar a editar o .ini. (sĂł nĂŁo exagere colocando por exemplo 9999, tudo custa um pouco de memĂłria ram).
Enable vehicle audio loader = 0
LĂĄ no fim do .ini. Deixe "1" nesta linha para ativar as configuraçÔes dos sons dos veĂculos (senĂŁo seu carro ficarĂĄ mudo)
Vehicle Models = 212
Salve o arquivo.
Voltando ao .ini
Count of killable model IDs = 800
No exemplo do tutorial, nĂłs usamos o ID 12500, mas o limite do jogo para identificar como um veĂculo (ou pedestre) Ă© atĂ© "800" (ou melhor, 799). NĂłs devemos aumentar este limite conforme o ID que usamos.
Podemos deixar uns "12600" (ou mais) e assim vocĂȘ poderĂĄ adicionar veĂculos em qualquer ID desde o 0 atĂ© o 12599.
O jogo precisa disso para o bom funcionamento.
Abra o "gtasa_vehicleAudioSettings.cfg". Ele vem numa pasta "data" junto com o Fastman92 Limit Adjuster.
Adicionando nome ao carro (opcional)
Fazer o carro aparecer na rua (opcional)
Peças tuning e paintjobs
Funcionalidades especiais
Vehicle Models = 212
NĂșmero de linhas pro vehicles.ide
O mesmo explicado em "Number of standard lines", vocĂȘ pode ir aumentando, ou se preferir deixe uns 300 ou mais para nĂŁo se preocupar com isso.
Importante: Se vocĂȘ usa Open Limit Adjuster, NĂO EDITE ESTA LINHA! O Open Limit Adjuster configura esse nĂșmero automaticamente para vocĂȘ de modo ilimitado. Se vocĂȘ o usa, pule esta etapa! E deixe "#" no inĂcio dessa linha para ela nĂŁo ser carregada!
Importante 2: Esta configuração somente funciona caso vocĂȘ esteja instalando fora do ModLoader, se vocĂȘ estĂĄ instalando pelo ModLoader, terĂĄ que usar o OLA.
Importante 2: Esta configuração somente funciona caso vocĂȘ esteja instalando fora do ModLoader, se vocĂȘ estĂĄ instalando pelo ModLoader, terĂĄ que usar o OLA.
Salve o arquivo.
Linhas
Como exemplo, usarei o carro Mallard.
Vehicles.ide
Pegue a linha do data\vehicles.ide do seu carro e renomeie o nome do carro para um novo nome de sua preferĂȘncia.
O nome escolhido serĂĄ usado por todo esse tutorial. Escolha um nome Ășnico e curto.
No caso do nosso Mallard, a linha ficarĂĄ assim:
549, mallard, mallard, car, MALLARD, MALLARD, null, poorfamily, 10, 0, 0, -1, 0.684, 0.684, 0
Importante: O nome escolhido nĂŁo pode ter mais do que 7 letras!!! Se o seu carro for por exemplo um Lamborghini Gallardo, nĂŁo use "gallardo" pois tem 8 letras, invente, coloque por exemplo "gallard". (tĂĄ certo que pode usar 8 em algumas partes como o nome do modelo e handling, mas nĂŁo vamos tocar nesse assunto).
O "549" é o ID (identificação) do modelo.
Jå que sou um cara que gosta de organizar, por compatibilidade, vamos usar os IDs "12500 até 12599" (se precisar até mais, né).
VocĂȘ pode ter uma lista de IDs vazios aqui. (eu a uso para peças pro Tuning Mod)
VocĂȘ pode ter uma lista de IDs vazios aqui. (eu a uso para peças pro Tuning Mod)
E assim ficarĂĄ a nossa linha pronta:
12500, mallard, mallard, car, MALLARD, MALLARD, null, poorfamily, 10, 0, 0, -1, 0.684, 0.684, 0
Quando for instalar um novo carro, use 12501, 12502 etc. (não é uma regra, mas vamos nos organizar, né?)
Handling.cfg
Simplesmente também renomeie o nome do carro na linha. Por exemplo:
MALLARD 1700.0 4166.4 2.5 0.0 0.15 0.0 70 0.60 0.85 0.52 4 160.0 24.0 10.0 R P 8.17 0.52 0 35.0 0.7 0.08 3.0 0.30 -0.16 0.5 0.50 0.3 0.52 19000 40000004 4 1 1 1
Cuidado, essa linha sĂł funciona caso digitar em maiĂșsculo!
Carcols.dat
Mesma coisa.
mallard, 74,39, 72,39, 75,39, 79,39, 83,36, 84,36, 89,35, 91,35
Carmods.dat
Também, mas é um tanto opcional, pode até pular isso.
No caso de moto etc, obviamente nĂŁo Ă© necessĂĄrio, mas pode.
No caso de moto etc, obviamente nĂŁo Ă© necessĂĄrio, mas pode.
mallard, bnt_b_sc_p_l, bnt_b_sc_p_m, bntl_b_ov, bntl_b_sq, exh_b_l, exh_b_t, exh_b_ts, nto_b_l, nto_b_s, nto_b_tw, spl_b_bab_m, spl_b_bbb_m, spl_b_mab_m, wg_l_b_ssk
OPA! Mas o carro que eu baixei nĂŁo veio a linha de carcols e/ou carmods!
Sem problemas, se o carro que vocĂȘ baixou veio sem uma ou atĂ© mesmo sem nenhuma linha, pegue as linhas diretamente do seu handling.cfg, vehicles.ide, carcols.dat e carmods.dat e use-as na instalação.
No caso do carmods.dat, se o seu carro nĂŁo Ă© tunavel, use a seguinte linha:
nome, nto_b_l, nto_b_s, nto_b_tw
(troque o "nome")
Assim ele nĂŁo irĂĄ crashar ao tentar tunĂĄ-lo.
Assim ele nĂŁo irĂĄ crashar ao tentar tunĂĄ-lo.
Voltando ao .ini
Count of killable model IDs = 800
No exemplo do tutorial, nĂłs usamos o ID 12500, mas o limite do jogo para identificar como um veĂculo (ou pedestre) Ă© atĂ© "800" (ou melhor, 799). NĂłs devemos aumentar este limite conforme o ID que usamos.
Podemos deixar uns "12600" (ou mais) e assim vocĂȘ poderĂĄ adicionar veĂculos em qualquer ID desde o 0 atĂ© o 12599.
O jogo precisa disso para o bom funcionamento.
Motos, aviÔes, barcos
Se vocĂȘ estĂĄ instalando um carro, pule esta parte.
Ă exatamente a mesma coisa! Exceto que nesses casos, vocĂȘ terĂĄ uma linha a mais para instalar.
Abra o seu "fastman92limitAdjuster_GTASA.ini".
Dica de moto: Ductape 99P
Dica de moto: Ductape 99P
Preparando o .ini
No caso de moto, procure pela linha:
Number of bike lines = 13
TambĂ©m. Mesma coisa explicada lĂĄ em "Number of standard lines", vocĂȘ pode deixar uns 20 ou 30 aqui, ou mais caso vocĂȘ pense em adicionar muitas motos novas.
No caso de aviĂŁo:
Number of flying lines = 24
Também.
No caso de barco:
Number of boat lines = 12
Mesma coisa.
Linhas
Além de uma linha de handling comum (controlando peso, suspensão, velocidade etc), também temos uma linha de handling especial (fica quase no fim do arquivo handling.cfg).
Faça a mesmĂssima coisa de sempre, coloque o nome da sua moto/aviĂŁo/barco nessa linha.
Se a moto, aviĂŁo ou barco que vocĂȘ baixou nĂŁo veio com uma linha desse tipo, como dito antes, copie a linha diretamente do seu handling.cfg e use-a.
Exemplo de moto (linha começa por "!"):
! FCR900 0.33 0.15 0.28 0.15 45.0 38.0 0.93 0.70 0.5 0.1 35.0 -40.0 -0.009 0.7 0.6
Exemplo de barco (linha começa por "%"):
% SPEEDER 0.65 0.5 0.5 8.0 0.70 -0.5 3.0 0.7 0.998 0.999 0.85 0.98 0.96 4.0
Exemplo de avião (linha começa por "$"):
$ DODO 0.5 0.40 -0.00015 0.002 0.10 0.003 -0.002 0.0003 0.0020 0.020 0.15 1.0 1.0 0.2 1.0 0.998 0.998 0.995 20.0 50.0 20.0
Adicionar som
Abra o "gtasa_vehicleAudioSettings.cfg". Ele vem numa pasta "data" junto com o Fastman92 Limit Adjuster.
Neste arquivo vocĂȘ tem todas as configuraçÔes dos sons dos veĂculos, vocĂȘ inclusive pode editar eles normalmente.
Escolha o som de algum veĂculo (vocĂȘ Ă© livre!)
No caso do Mallard, vou usar o ronco do Tampa:
tampa 0 95 94 0 0.65 1.0 2 0.943874 1 0 9 0 1 0.0
Adivinha o que tem que fazer? Renomear...
mallard 0 95 94 0 0.65 1.0 2 0.943874 1 0 9 0 1 0.0
E cole ela em algum lugar do arquivo. Como organização, temos a escolha de colar lå no fim dele, assim:
Mesmo que eu nĂŁo acredite, pessoas disseram ter problema ao adicionar aĂ e sĂł funcionou quando adicionou lĂĄ no meio da lista junto com os outros carros. Caso o carro ficar mudo vocĂȘ pode tentar isso entĂŁo para ver se corrige. (lembrando tambĂ©m do Enable vehicle audio loader = 1)
Instalação
Renomeie o .dff e .txd do seu carro também para o mesmo nome.
No exemplo, "mallard.dff" e "mallard.txd"
VocĂȘ pode sim instalar tudo no Modloader.
Lembrando que no Modloader vocĂȘ pode simplesmente criar um .txt com qualquer nome e colar as linhas lĂĄ de qualquer jeito que ele identifica e instala elas para vocĂȘ. MĂĄgica.
Adicionando nome ao carro (opcional)
Para mostrar o nome do carro quando entrar nele:
Abra o bloco de notas e digite, como no exemplo:
MALLARD Mallard
(nĂŁo importa ser maiĂșscula ou nĂŁo)
No caso, o primeiro "MALLARD" é o nome de identificação do seu carro, e o segundo é o nome para ele aparecer no jogo.
Anteriormente eu dei um exemplo de adicionar um Gallardo com nome "gallard". Naquele exemplo, vocĂȘ pode fazer isso:
GALLARD Lamborghini Gallardo
E assim, salve o arquivo em formato ".fxt" dentro da pasta "CLEO\CLEO_TEXT" ou numa pasta "FXT" na pasta raiz do seu GTA SA.
O nome do arquivo nĂŁo importa, vocĂȘ inclusive pode criar um arquivo "veĂculos.fxt" e colocar todos os futuros novos veĂculos lĂĄ, um em cada linha.
Caso ao salvar com o bloco de notas ficar por exemplo "veĂculos.fxt.txt", tente salvar ASSIM. Ou simplesmente tire uma cĂłpia de algum .fxt, abra com o bloco de notas, apague todo o conteĂșdo, digite e salve.
Fazer o carro aparecer na rua (opcional)
Também simples.
Abra o seu "cargrp.dat" na pasta data. Ou tire uma cĂłpia dele e coloque dentro do Mod Loader. Recomendo para nĂŁo precisa de backup.
No fim de cada linha tem alguma coisa assim:
# POPCYCLE_GROUP_BEACHFOLK
No exemplo, esta Ă© a linha da praia (BEACHFOLK), portanto, os carros dessa linha sĂŁo os carros que aparecerĂŁo na praia.
Coloque o nome de identificação do seu carro lĂĄ (cuidado com a vĂrgula!).
taxi, cabbie, bfinject, faggio, glendale, oceanic, mesa, bmx, mtbike, mrwhoop, washing, previon, pcj600, cadrona, sunrise, yosemite, bravura, primo, mallard # POPCYCLE_GROUP_BEACHFOLK
Clique aqui para um tutorial relacionado a isso.
Peças tuning e paintjobs
Tente adicionar as peças tuning sem substituir, não hå um tutorial ainda e não sei se funcionarå.
Para paintjobs funcionarem em carros adicionados sem substituir Ă© necessĂĄrio alterar a linha "#Make paintjobs work for any ID = 0" do fastman92 limit adjuster para:
Make paintjobs work for any ID = 1
Funcionalidades especiais
TambĂ©m no .ini do fastman92 limit adjuster, embaixo de [VEHICLE SPECIAL FEATURES] vocĂȘ tem configuraçÔes para aplicar funcionalidades especiais nos veĂculos.
Isto substitui o uso de outros mods, como Vehicle Special Abilities do Alexander Blade (na qual causa vĂĄrios problemas, diferente do fastman92 limit adjuster que funciona muito bem).
Isto pode ser Ăștil para caso vocĂȘ tenha baixado um carro com farĂłis pop-up por exemplo, como ter baixado um novo carro para ZR-350 que tem farĂłis funcionais, mas vocĂȘ quer adicionĂĄ-lo sem substituir, ou entĂŁo algum Hydra etc. TerĂĄ que seguir isto abaixo.
Primeiramente, ative deixando a primeira linha assim:
Enable special features = 1
Embaixo, vocĂȘ tem por exemplo "Number of ZR350 vehicles = 1", neste caso, Ă© a funcionalidade especial do ZR350, que como vocĂȘ deve saber, sĂŁo os farĂłis pop-up.
Simplesmente aumente este nĂșmero para poder em seguida adicionar mais carros embaixo.
A configuração Ă© auto-explicativa. Se vocĂȘ quer por exemplo aplicar a funcionalidade de farĂłis pop-up no Infernus, que Ă© veĂculo de ID 411 segundo o vehicles.ide, basta fazer assim:
Agora o Infernus terĂĄ função de farĂłis pop-up (caso vocĂȘ tenha instalado um carro adaptado, obviamente).
Vamos supor que o carro que vocĂȘ adicionou neste tutorial, com ID 12500 tenha farĂłis pop-up tambĂ©m, basta...:
à simples assim, e o mesmo vale para as outras funçÔes.
Spawner
Eu criei um spawner super simples e rĂĄpido, perfeito para spawnar carros novos adicionados.
Com ele, basta vocĂȘ digitar o nome do .dff ou o ID.
Notas finais:
- Qualquer tipo de crash, vocĂȘ pode usar a Lista de Crash. A maioria dos crashes que este tutorial pode dar jĂĄ estĂĄ listado lĂĄ, espero eu.
- Olhando o Modloader\modloader.log vocĂȘ pode ter um crash desse tipo (clique aqui), onde a Ășltima linha carregada foi o vehicles.ide, portanto, o erro foi baseado ao tentar carregar este arquivo. Mas lembre-se, sĂł neste caso, nĂŁo Ă© sempre em qualquer tipo de crash que isso irĂĄ ajudar! IrĂĄ ajudar agora, nesse caso.
- Ao adicionar muitos veĂculos em alguma linha dentro do cargrp.dat, vocĂȘ pode necessitar aumentar o limite caso a linha ficar muito longa. Aumente o nĂșmero na linha "Cargrp cars per group = 23", nĂŁo necessariamente o nĂșmero exato (24, 25 etc), pode colocar diretamente uns 30. Aumentando vocĂȘ pode acabar precisando tambĂ©m aumentar o "VehicleStructs", MAS, se vocĂȘ usa Open Limit Adjuster nĂŁo precisa se preocupar com isso pois ele se ajusta automaticamente.
- Altamente recomendado o uso do Quick Tune caso vocĂȘ queira tunar um veĂculo adicionado.
- Para adicionar pedestres sem substituir nĂŁo tem mistĂ©rio, Ă© muitĂssimo mais simples. VocĂȘ pode ver um exemplo aqui.
Autor do tutorial: Junior_Djjr (MixMods) - Ao copiar, deixe o link da postagem de origem.
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