Agora você pode adicionar carros, sem substituir!
Inclusive motos, aviões, barcos etc!
Inclusive usando Mod Loader!
Aviso de compatibilidade:
Isso só é compatível com o meu Tuning Mod v1.5 adiante.
No caso do meu Real Traffic Fix, só é compatível com o v1.2 adiante. Clique para baixar.
Não compatível com First Person. Causa crash.
Não compatível com First Person. Causa crash.
Assim como outros mods que controlam o handling dos veículos, estes mods não funcionarão ou darão bugs, crashes etc. Se você é autor de um desses mods eu posso te ensinar a adaptá-lo.
(diga mais incompatibilidades para colocar aqui)
(diga mais incompatibilidades para colocar aqui)
Necessidades
(a instalação por Modloader é opcional)
Instale o Fastman92 Limit Adjuster e abra o seu "fastman92limitAdjuster_GTASA.ini"
Para encontrar as linhas, use "CTRL+F" (ou CTRL+T ou outro, depende do seu editor de texto).
IMPORTANTE: No início de cada linha citada abaixo terá um "#" que faz a linha não ser carregada. Remova esse "#" da tal linha e só assim altere o valor, senão não fará mudança alguma!!!
Apply handling.cfg patch = 0
Deixe "1"
Number of standard lines = 210
Número de linhas comuns pro handling.cfg
Você tem a opção de ir aumentando com a quantidade de veículos que você vai instalando, aumentando para 211, 212 e assim sucessivamente.
Mas é muito mais simples você deixar um número grande como 300 ou mais e assim adicionar uns 100 novos veículos sem se preocupar em voltar a editar o .ini. (só não exagere colocando por exemplo 9999, tudo custa um pouco de memória ram).
Apply handling.cfg patch = 0
Deixe "1"
Number of standard lines = 210
Número de linhas comuns pro handling.cfg
Você tem a opção de ir aumentando com a quantidade de veículos que você vai instalando, aumentando para 211, 212 e assim sucessivamente.
Mas é muito mais simples você deixar um número grande como 300 ou mais e assim adicionar uns 100 novos veículos sem se preocupar em voltar a editar o .ini. (só não exagere colocando por exemplo 9999, tudo custa um pouco de memória ram).
Enable vehicle audio loader = 0
Lá no fim do .ini. Deixe "1" nesta linha para ativar as configurações dos sons dos veículos (senão seu carro ficará mudo)
Vehicle Models = 212
Salve o arquivo.
Voltando ao .ini
Count of killable model IDs = 800
No exemplo do tutorial, nós usamos o ID 12500, mas o limite do jogo para identificar como um veículo (ou pedestre) é até "800" (ou melhor, 799). Nós devemos aumentar este limite conforme o ID que usamos.
Podemos deixar uns "12600" (ou mais) e assim você poderá adicionar veículos em qualquer ID desde o 0 até o 12599.
O jogo precisa disso para o bom funcionamento.
Abra o "gtasa_vehicleAudioSettings.cfg". Ele vem numa pasta "data" junto com o Fastman92 Limit Adjuster.
Adicionando nome ao carro (opcional)
Fazer o carro aparecer na rua (opcional)
Peças tuning e paintjobs
Funcionalidades especiais
Vehicle Models = 212
Número de linhas pro vehicles.ide
O mesmo explicado em "Number of standard lines", você pode ir aumentando, ou se preferir deixe uns 300 ou mais para não se preocupar com isso.
Importante: Se você usa Open Limit Adjuster, NÃO EDITE ESTA LINHA! O Open Limit Adjuster configura esse número automaticamente para você de modo ilimitado. Se você o usa, pule esta etapa! E deixe "#" no início dessa linha para ela não ser carregada!
Importante 2: Esta configuração somente funciona caso você esteja instalando fora do ModLoader, se você está instalando pelo ModLoader, terá que usar o OLA.
Importante 2: Esta configuração somente funciona caso você esteja instalando fora do ModLoader, se você está instalando pelo ModLoader, terá que usar o OLA.
Salve o arquivo.
Linhas
Como exemplo, usarei o carro Mallard.
Vehicles.ide
Pegue a linha do data\vehicles.ide do seu carro e renomeie o nome do carro para um novo nome de sua preferência.
O nome escolhido será usado por todo esse tutorial. Escolha um nome único e curto.
No caso do nosso Mallard, a linha ficará assim:
549, mallard, mallard, car, MALLARD, MALLARD, null, poorfamily, 10, 0, 0, -1, 0.684, 0.684, 0
Importante: O nome escolhido não pode ter mais do que 7 letras!!! Se o seu carro for por exemplo um Lamborghini Gallardo, não use "gallardo" pois tem 8 letras, invente, coloque por exemplo "gallard". (tá certo que pode usar 8 em algumas partes como o nome do modelo e handling, mas não vamos tocar nesse assunto).
O "549" é o ID (identificação) do modelo.
Já que sou um cara que gosta de organizar, por compatibilidade, vamos usar os IDs "12500 até 12599" (se precisar até mais, né).
Você pode ter uma lista de IDs vazios aqui. (eu a uso para peças pro Tuning Mod)
Você pode ter uma lista de IDs vazios aqui. (eu a uso para peças pro Tuning Mod)
E assim ficará a nossa linha pronta:
12500, mallard, mallard, car, MALLARD, MALLARD, null, poorfamily, 10, 0, 0, -1, 0.684, 0.684, 0
Quando for instalar um novo carro, use 12501, 12502 etc. (não é uma regra, mas vamos nos organizar, né?)
Handling.cfg
Simplesmente também renomeie o nome do carro na linha. Por exemplo:
MALLARD 1700.0 4166.4 2.5 0.0 0.15 0.0 70 0.60 0.85 0.52 4 160.0 24.0 10.0 R P 8.17 0.52 0 35.0 0.7 0.08 3.0 0.30 -0.16 0.5 0.50 0.3 0.52 19000 40000004 4 1 1 1
Cuidado, essa linha só funciona caso digitar em maiúsculo!
Carcols.dat
Mesma coisa.
mallard, 74,39, 72,39, 75,39, 79,39, 83,36, 84,36, 89,35, 91,35
Carmods.dat
Também, mas é um tanto opcional, pode até pular isso.
No caso de moto etc, obviamente não é necessário, mas pode.
No caso de moto etc, obviamente não é necessário, mas pode.
mallard, bnt_b_sc_p_l, bnt_b_sc_p_m, bntl_b_ov, bntl_b_sq, exh_b_l, exh_b_t, exh_b_ts, nto_b_l, nto_b_s, nto_b_tw, spl_b_bab_m, spl_b_bbb_m, spl_b_mab_m, wg_l_b_ssk
OPA! Mas o carro que eu baixei não veio a linha de carcols e/ou carmods!
Sem problemas, se o carro que você baixou veio sem uma ou até mesmo sem nenhuma linha, pegue as linhas diretamente do seu handling.cfg, vehicles.ide, carcols.dat e carmods.dat e use-as na instalação.
No caso do carmods.dat, se o seu carro não é tunavel, use a seguinte linha:
nome, nto_b_l, nto_b_s, nto_b_tw
(troque o "nome")
Assim ele não irá crashar ao tentar tuná-lo.
Assim ele não irá crashar ao tentar tuná-lo.
Voltando ao .ini
Count of killable model IDs = 800
No exemplo do tutorial, nós usamos o ID 12500, mas o limite do jogo para identificar como um veículo (ou pedestre) é até "800" (ou melhor, 799). Nós devemos aumentar este limite conforme o ID que usamos.
Podemos deixar uns "12600" (ou mais) e assim você poderá adicionar veículos em qualquer ID desde o 0 até o 12599.
O jogo precisa disso para o bom funcionamento.
Motos, aviões, barcos
Se você está instalando um carro, pule esta parte.
É exatamente a mesma coisa! Exceto que nesses casos, você terá uma linha a mais para instalar.
Abra o seu "fastman92limitAdjuster_GTASA.ini".
Dica de moto: Ductape 99P
Dica de moto: Ductape 99P
Preparando o .ini
No caso de moto, procure pela linha:
Number of bike lines = 13
Também. Mesma coisa explicada lá em "Number of standard lines", você pode deixar uns 20 ou 30 aqui, ou mais caso você pense em adicionar muitas motos novas.
No caso de avião:
Number of flying lines = 24
Também.
No caso de barco:
Number of boat lines = 12
Mesma coisa.
Linhas
Além de uma linha de handling comum (controlando peso, suspensão, velocidade etc), também temos uma linha de handling especial (fica quase no fim do arquivo handling.cfg).
Faça a mesmíssima coisa de sempre, coloque o nome da sua moto/avião/barco nessa linha.
Se a moto, avião ou barco que você baixou não veio com uma linha desse tipo, como dito antes, copie a linha diretamente do seu handling.cfg e use-a.
Exemplo de moto (linha começa por "!"):
! FCR900 0.33 0.15 0.28 0.15 45.0 38.0 0.93 0.70 0.5 0.1 35.0 -40.0 -0.009 0.7 0.6
Exemplo de barco (linha começa por "%"):
% SPEEDER 0.65 0.5 0.5 8.0 0.70 -0.5 3.0 0.7 0.998 0.999 0.85 0.98 0.96 4.0
Exemplo de avião (linha começa por "$"):
$ DODO 0.5 0.40 -0.00015 0.002 0.10 0.003 -0.002 0.0003 0.0020 0.020 0.15 1.0 1.0 0.2 1.0 0.998 0.998 0.995 20.0 50.0 20.0
Adicionar som
Abra o "gtasa_vehicleAudioSettings.cfg". Ele vem numa pasta "data" junto com o Fastman92 Limit Adjuster.
Neste arquivo você tem todas as configurações dos sons dos veículos, você inclusive pode editar eles normalmente.
Escolha o som de algum veículo (você é livre!)
No caso do Mallard, vou usar o ronco do Tampa:
tampa 0 95 94 0 0.65 1.0 2 0.943874 1 0 9 0 1 0.0
Adivinha o que tem que fazer? Renomear...
mallard 0 95 94 0 0.65 1.0 2 0.943874 1 0 9 0 1 0.0
E cole ela em algum lugar do arquivo. Como organização, temos a escolha de colar lá no fim dele, assim:
Mesmo que eu não acredite, pessoas disseram ter problema ao adicionar aí e só funcionou quando adicionou lá no meio da lista junto com os outros carros. Caso o carro ficar mudo você pode tentar isso então para ver se corrige. (lembrando também do Enable vehicle audio loader = 1)
Instalação
Renomeie o .dff e .txd do seu carro também para o mesmo nome.
No exemplo, "mallard.dff" e "mallard.txd"
Você pode sim instalar tudo no Modloader.
Lembrando que no Modloader você pode simplesmente criar um .txt com qualquer nome e colar as linhas lá de qualquer jeito que ele identifica e instala elas para você. Mágica.
Adicionando nome ao carro (opcional)
Para mostrar o nome do carro quando entrar nele:
Abra o bloco de notas e digite, como no exemplo:
MALLARD Mallard
(não importa ser maiúscula ou não)
No caso, o primeiro "MALLARD" é o nome de identificação do seu carro, e o segundo é o nome para ele aparecer no jogo.
Anteriormente eu dei um exemplo de adicionar um Gallardo com nome "gallard". Naquele exemplo, você pode fazer isso:
GALLARD Lamborghini Gallardo
E assim, salve o arquivo em formato ".fxt" dentro da pasta "CLEO\CLEO_TEXT" ou numa pasta "FXT" na pasta raiz do seu GTA SA.
O nome do arquivo não importa, você inclusive pode criar um arquivo "veículos.fxt" e colocar todos os futuros novos veículos lá, um em cada linha.
Caso ao salvar com o bloco de notas ficar por exemplo "veículos.fxt.txt", tente salvar ASSIM. Ou simplesmente tire uma cópia de algum .fxt, abra com o bloco de notas, apague todo o conteúdo, digite e salve.
Fazer o carro aparecer na rua (opcional)
Também simples.
Abra o seu "cargrp.dat" na pasta data. Ou tire uma cópia dele e coloque dentro do Mod Loader. Recomendo para não precisa de backup.
No fim de cada linha tem alguma coisa assim:
# POPCYCLE_GROUP_BEACHFOLK
No exemplo, esta é a linha da praia (BEACHFOLK), portanto, os carros dessa linha são os carros que aparecerão na praia.
Coloque o nome de identificação do seu carro lá (cuidado com a vírgula!).
taxi, cabbie, bfinject, faggio, glendale, oceanic, mesa, bmx, mtbike, mrwhoop, washing, previon, pcj600, cadrona, sunrise, yosemite, bravura, primo, mallard # POPCYCLE_GROUP_BEACHFOLK
Clique aqui para um tutorial relacionado a isso.
Peças tuning e paintjobs
Tente adicionar as peças tuning sem substituir, não há um tutorial ainda e não sei se funcionará.
Para paintjobs funcionarem em carros adicionados sem substituir é necessário alterar a linha "#Make paintjobs work for any ID = 0" do fastman92 limit adjuster para:
Make paintjobs work for any ID = 1
Funcionalidades especiais
Também no .ini do fastman92 limit adjuster, embaixo de [VEHICLE SPECIAL FEATURES] você tem configurações para aplicar funcionalidades especiais nos veículos.
Isto substitui o uso de outros mods, como Vehicle Special Abilities do Alexander Blade (na qual causa vários problemas, diferente do fastman92 limit adjuster que funciona muito bem).
Isto pode ser útil para caso você tenha baixado um carro com faróis pop-up por exemplo, como ter baixado um novo carro para ZR-350 que tem faróis funcionais, mas você quer adicioná-lo sem substituir, ou então algum Hydra etc. Terá que seguir isto abaixo.
Primeiramente, ative deixando a primeira linha assim:
Enable special features = 1
Embaixo, você tem por exemplo "Number of ZR350 vehicles = 1", neste caso, é a funcionalidade especial do ZR350, que como você deve saber, são os faróis pop-up.
Simplesmente aumente este número para poder em seguida adicionar mais carros embaixo.
A configuração é auto-explicativa. Se você quer por exemplo aplicar a funcionalidade de faróis pop-up no Infernus, que é veículo de ID 411 segundo o vehicles.ide, basta fazer assim:
Agora o Infernus terá função de faróis pop-up (caso você tenha instalado um carro adaptado, obviamente).
Vamos supor que o carro que você adicionou neste tutorial, com ID 12500 tenha faróis pop-up também, basta...:
É simples assim, e o mesmo vale para as outras funções.
Spawner
Eu criei um spawner super simples e rápido, perfeito para spawnar carros novos adicionados.
Com ele, basta você digitar o nome do .dff ou o ID.
Notas finais:
- Qualquer tipo de crash, você pode usar a Lista de Crash. A maioria dos crashes que este tutorial pode dar já está listado lá, espero eu.
- Olhando o Modloader\modloader.log você pode ter um crash desse tipo (clique aqui), onde a última linha carregada foi o vehicles.ide, portanto, o erro foi baseado ao tentar carregar este arquivo. Mas lembre-se, só neste caso, não é sempre em qualquer tipo de crash que isso irá ajudar! Irá ajudar agora, nesse caso.
- Ao adicionar muitos veículos em alguma linha dentro do cargrp.dat, você pode necessitar aumentar o limite caso a linha ficar muito longa. Aumente o número na linha "Cargrp cars per group = 23", não necessariamente o número exato (24, 25 etc), pode colocar diretamente uns 30. Aumentando você pode acabar precisando também aumentar o "VehicleStructs", MAS, se você usa Open Limit Adjuster não precisa se preocupar com isso pois ele se ajusta automaticamente.
- Altamente recomendado o uso do Quick Tune caso você queira tunar um veículo adicionado.
- Para adicionar pedestres sem substituir não tem mistério, é muitíssimo mais simples. Você pode ver um exemplo aqui.
Autor do tutorial: Junior_Djjr (MixMods) - Ao copiar, deixe o link da postagem de origem.
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